AIQ na Mídia
TV Record News Santa Catarina - Alunos do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, participam do experimento global da água

Confiram a excelente matéria feita com alunos do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis (SC), sobre o experimento global da água: TV Record News - Programa Educação e Cidadania News de 03.11.2011 – 3º Bloco - http://educacaoecidadania.com.br/blog/ Prof. Márcio, prof. Jorge, Maria Benê e Tânia: muito obrigada pelo apoio e pelas contribuições!!

LINK Programa de 03.11.2011 - 3º Bloco from Charlie Olsen on Vimeo.

 
Guias Folha e Estadão - exposição Química para um mundo melhor

A exposição “Química para um mundo melhor” ´é divulgada nos guias da Folha e do Estadão (de  04 a  10 de novembro)

Guia do Estadão (PDF) e Guia da Folha (PDF)

 
Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com Martin Chalfie, nobel de Química 2008

Nobel de Química sobe o Complexo do Alemão

            

O maior experimento jamais realizado por estudantes brasileiros contou na última segunda-feira com a ajuda do prêmio Nobel de Química de 2008, o biólogo americano Martin Chalfie. Ele foi ao Complexo do Alemão para testar a acidez da água coletada pelos alunos da rede pública. A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia , e integra o calendário de atividades do Ano Internacional da Química. Ao todo, serão cerca de 40 mil kits com reagentes químicos capazes de informar o pH (a alcalinidade ou acidez) de amostras. Os resultados alimentam um mapa nacional disponível na internet e, depois, farão parte de um banco de dados internacional, dentro do projeto "pH do Planeta".

 

- O Prêmio Nobel é um símbolo incrível, mas o importante foi poder deixar uma mensagem para os estudantes - disse Chalfie. - Participar de um mapa geral brasileiro é uma demostração para a população que todos podem contribuir. Estou muito empolgado com essa iniciativa, que mobiliza milhares de estudantes. É importante despertar o interesse das crianças para a ciência.


Pela segunda vez no Brasil, Chalfie ainda não conhecia uma favela. No Complexo do Alemão, o americano ressaltou a importância de dar oportunidades para as pessoas de todos as classes sociais e do ensino de nível básico com qualidade.


- O ensino elementar precisa contar com uma boa base de matemática. É frustrante saber que isso nem sempre ocorre, por isso é importante o apoio do governo e pesquisas - ressaltou. - Além disso, o cientista deve despertar o interesse dos jovens para as várias aplicações da ciência no nosso dia a dia. Programas como "CSI" (série de televisão que mostra como a ciência ajuda a polícia a desvendar crimes) chamam a atenção para isso.

Perguntado se ele não acha estranho que o Brasil não tenha qualquer cientista ganhador do Nobel, Chalfie foi otimista:


- Não conheço muito sobre os cientistas do Brasil, mas é claro que é possível ter um brasileiro ganhador do Nobel. É preciso tempo e investimentos.

As medições de pH feitas pelo americano no Complexo do Alemão vão se juntar aos trabalhos de outros alunos brasileiros. A comparação com os resultados de diferentes locais do Brasil já pode ser feita na página da Sociedade Química Brasileira .

A medição de pH da água é uma das 15 mil atividades a serem realizadas durante a semana da ciência em 520 cidades de todo o país. Um dos destaques da programação no Rio é uma exposição no Centro Cultural da Light sobre a cientista Marie Curie , a primeira mulher a ganhar um Nobel, há exatos cem anos.

- Estamos celebrando o papel da mulher na ciência. O centenário de Marie Curie vai ser comemorado com homenagens da ONU - disse Cláudia Rezende, coordenadora do Ano Internacional da Química.

O ano tem como tema "Química para um mundo melhor", e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), além da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).

Já o tema da Semana Nacional da Ciência é "Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco", e faz referência a desastres naturais, como as chuvas que castigaram a Região Serrana:

- O tema tem relação com esses eventos, como enchentes, deslizamentos, queimadas, raios etc. Queremos mostrar como a ciência pode contribuir para encontramos soluções - disse Ildeu de Castro Moreira, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pela semana.

Matéria exibida no O Globo
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/10/18/nobel-de-quimica-sobe-complexo-do-alemao-925605653.asp#ixzz1bHAlxTKI
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 


 
Fotos de atividades da Semana Nacional de CT em aldeia Desana, no Rio Negro, município de Manaus, Amazonas (dia 20/10/2011)

Foram realizadas as seguintes atividades:

1) Medida do pH da água de fonte local;

2) Demonstração de medidas meteorológicas (velocidade do vento, concentração de CO2, umidade do ar etc);

3) palestras/discussões sobre astronomia indígena (Dr. Germano Afonso e Pajé Raimundo);

4) Dança/ritual indígena sobre a Constelação Surucucu (que engloba a constelação do Escorpião)

 

20102011006

 

20102011007

 

20102011008

 

20102011009

 

20102011010

 

20102011011

 

20102011012

 

20102011013

 

20102011014

 

20102011015

 

 

SNCT_Dessana_190

 

SNCT_Dessana_261

 


 
Governador e astronauta fazem experimentos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

astronauta1

astronauta2

Dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia o governador do Estado do Tocantins, Siqueira Campos e o astronauta Marcos Pontes fizeram o experimento pH do Planeta, nos estandes do MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretaria de Estado da C&T no fim da tarde desta quinta-feira, 20, no Amazontech, em Palmas. A atividade foi acompanhada por estudantes e pelo público geral do evento.

Numa amostra de água coletada na capital tocantinense, o governador e o astronauta adicionaram gotas de uma solução indicadora colorida para medir o pH da água. O astronauta Marcos Pontes explicou que de acordo com a tabela de resultados a amostra analisada estava própria para o consumo humano. Pontes também falou da importância da atividade pH do Planeta para aproximar as crianças dos assuntos ligados a ciência.

Já o governador do Tocantins, Siqueira Campos parabenizou a iniciativa realizada em todo Brasil por meio do MCTI e, demonstrou alegria em ter no seu estado as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Esta iniciativa é muito válida porque de forma simples desperta nas crianças e nos jovens o interesse pela ciência e a pesquisa” comentou.

Depois do experimento o governador Siqueira Campos ao lado do Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira e do superintendente do SEBRAE Tocantins, Paulo Massuia conheceu uma mesa digital interativa da empresa Sábia do estado de Santa Catarina. A mesa com um monitor e uma plataforma, dispensa o uso do teclado para acesso aos bancos de dados e a Internet e, tem sido uma das principais atrações do estande da Secretaria da Ciência e Tecnologia no Amazontech.

O pH do Planeta é parte do experimento global conduzido durante o AIQ 2011 - Ano Internacional da Química, e integra uma série de eventos propostos pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e pela IUPAC - União Internacional de Química Pura e Aplicada.

No Tocantins a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada dentro da estrutura do Amazontech, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, de 18 a 22 de outubro.

Amazontech

É um programa das unidades do Sebrae da região da Amazônia Legal, realizado em parceria com o Governo Federal, Embrapa, Universidades Amazônicas, Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e outras instituições.

astronauta3

 

Wanderson Carneiro 20 de Outubro de 2011


 
Chamadas de divulgação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Prezados Coordenadores Regionais e Colaboradores da Semana Nacional de CT,

Podem nos ajudar por favor, a divulgar estas chamadas de divulgação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (17 a 23 de outubro) para as emissores de TVs e sites de suas regiões? [ver links abaixo] 

Links: CHAMADA 30sCHAMADA 60s .Em padrão broadcasting e a claquete obrigatória com registro na ANCINE.
É só clicar para baixar automaticamente.  Leva poucos minutos...
Eles estão também no topo da página inicial (canto direito, logo abaixo de "Últimas Notícias) do site VerCiência e no site da Semana.
ATENÇÃO EMISSORAS DE TV:
Clique nos links abaixo para baixar as chamadas de 30s e 60s padrão broadcasting:
CHAMADA 30s CHAMADA 60s

 

 

 
<< Start < Prev 1 2 3 4 Next > End >>

Page 1 of 4